Notícias

Junho vermelho quer aumentar doação de sangue

Meses mais frios reduzem em até 30% estoques na região

 

foto

Campanha recebe nome de Junho Vermelho

Junho será dedicado ao incentivo à doação de sangue em todo Brasil. A campanha nacional é para aumentar os estoques, que sofrem baixas nos meses mais frios do ano.

Referência na Baixada Santista e do Vale do Ribeira, o hemocentro do Hospital Guilherme Álvaro sente redução de até 30% no volume de sangue doado nesse período. Além do frio, o aumento de doenças respiratórias e férias escolares justificam a retração. Com isso, o atendimento aos pacientes fica prejudicado.

A unidade precisa de todos os tipos de sangue. Porém, o O negativo é o mais requisitado, por ser universal e poder contribuir para pacientes de outros tipos sanguíneos.

Doar sangue é simples, rápido e seguro. O processo dura em média 40 minutos. O material coletado passa por rigorosos exames para identificar doenças infectocontagiosas, como hepatites, HIV e Chagas, garantindo segurança ao receptor. Os doadores podem consultar os resultados.

Podem doar sangue pessoas com idade entre 16 e 69 anos, com mais de 50 quilos, saudáveis e sem antecedentes de risco para transmissão de doenças como hepatites e Aids. Menores de idade devem estar acompanhados por responsáveis. É preciso apresentar documento de identificação com foto. Todo doador tem garantido direito ao abono de uma falta por ano no dia da doação.

É recomendado fazer uma alimentação leve. E pede-se para não fumar duas horas antes e não ingerir bebida alcoólica um dia antes da doação.

Veja os endereços dos Bancos de Sangue de Santos:

Santa Casa de Misericórdia - Avenida Dr. Cláudio Luiz da Costa, 50, Jabaquara. Atendimento: segunda a sexta-feira, 7h às 17h; sábado, 7h às 11h.

Hemonúcleo de Santos do Hospital Guilherme Álvaro - Rua Osvaldo Cruz, 197, Boqueirão. Atendimento: segunda a sexta-feira, 7h às 17h.

Hospital Beneficência Portuguesa - Avenida Bernardino de Campos, 47, Vila Belmiro. Atendimento: segunda a sexta-feira, 7h às 12h.

Hospital Ana Costa - Rua Amazonas, 143, Campo Grande. Atendimento: segunda a sexta-feira, 8h às 14h.

Hospital Casa de Saúde - Rua Armando Sales de Oliveira, 138. Atendimento: segunda a sexta-feira, das 7h às 14h; sábado, 7h às 11h.
 

Leia Também

Compartilhe

 

Galeria Tri

Vídeos

Clique aqui e peça sua música
 

Entre a mulherada do sertanejo, quem é melhor???

Ver Resultado